Segurança Social: Está em curso o despedimento colectivo de mais de Mil Funcionários Públicos dos Infantários


A privatização dos infantários da Segurança Social que está em curso – serão quase 25 em todo o país – configura um processo de despedimento colectivo encapotado dos mais de mil funcionários que trabalham nessas instituições e que já receberam ordens da tutela para se apresentarem nos respectivos Centros Distritais no dia 1 de Setembro.
Como é óbvio, se a Segurança Social deixa de ter infantários, extingue-se o posto de trabalho das educadoras de infância e demais pessoal especializado que até agora trabalhava nesses infantários. É por isso que ninguém explicou até ao momento o que vão fazer a todas essas pessoas com vínculo à Segurança Social, algumas delas em idade demasiado jovem para a aposentação. A integração na lista dos disponíveis, está bom de ver, será apenas o primeiro passo.
A imoralidade extrema de todo este processo de privatização dos infantários da Segurança Social não se fica por aqui. Estamos em meados de Junho e ainda nada saiu em Diário da República sobre o respectivo concurso. Numa altura em que o próximo ano lectivo devia estar a ser preparado, ainda nem sequer se sabe quem vai gerir cada um dos 25 infantários a privatizar e quem vai lá trabalhar. Os pais não podem preparar o futuro dos seus filhos nem poderão fazê-lo nos próximos tempos.
Claro que o Governo já pensou em tudo. O boy Luís Monteiro, vogal do Conselho Directivo, já deu ordens para contratar pessoal exterior em regime de outsourcing se o processo de transferência não estiver concluído até Setembro. Há pessoal especializado com uma experiência de décadas, a trabalhar e a receber, mas não serve. E como a crise não é para todos, sempre se arranjam uns dinheiros-extra aos amigos das empresas de trabalho temporário.
Um verdadeiro escândalo, tudo o que se está a passar. Em 2004, o PCP mexeu-se contra uma primeira tentativa de privatização do Governo de Direita. E agora, ninguém faz nada?

Anúncios

Sobre Ricardo Ferreira Pinto

ricardosantospinto@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s